SEGURANÇA

 A segurança de crianças e adolescentes na Internet é grande preocupação das famílias,escolas e comunidades.Também de governos(locais e centrais de empresas do setor de Tecnologias de Informação.
Existe grandes perigos para crianças e jovens na utilização da Internet,pois existem vários sites que prejudicam a criança.
Um programa piloto financiado pela Comissão Européia em 1999, no Ambito do seu Plano de Ação para Utilização da Internet foram agrupados em:
Conteúdos:impróprios legais ou ilegais como a pornografia infantil,violência.ódio,racismo,estão em grandes variedades disponíveis para crianças e jovens,sendo prejudiciais para o desenvolvimento harmonioso,podendo mesmo ofender os padrões de valores que vão prejudicar na educação dos filhos e educandos.
Contatos :pessoas mal intencionadas que fazem uso do e-mail,salas de chat,instant messaginger,forúns,grupos de discussão,jogos online,que despertam o interesse das crianças e jovens.
Comércio:práticas comerciais publicitárias,não éticas,não distinguindo a informação de publicidade que enganam as crianças,que recolhem informações que violam a sua privacidade,atraindo-os a fazer compras sem autorização.
Comportamento:com o uso excessivo das tecnologias,podem haver grandes mudanças no comportamento,podendo resultar na redução da sociabilidade e de aproveitamento escolar e ficando dependentes da Internet ,também com outras tecnologias,como jogos de vídeo(online e offline).
Cabe a família e a nós educadores  orientar as crianças e jovens a usarem as novas tecnologias de maneira adequada e proveitosa para sua educação e serem crianças felizes . 




fonte: http://www.miudossegurosna.net/